O processo de produção do vinho de talha foi introduzido pelos antigos romanos e pouco mudou em mais de dois mil anos de existência. O vinho é produzido em enormes recipientes de barro chamados talhas. As uvas são esmagadas manualmente e colocadas dentro das talhas para fermentar. As talhas são então fechadas para evitar o contato com o oxigênio do ar e a consequente oxidação do vinho.
O vinho de talha é feito com o máximo de respeito à terra, sem o uso de agrotóxicos ou produtos químicos nas videiras. Além disso, não existe qualquer controle de temperatura e a interferência no processo é mínima.
O Alentejo, em Portugal, é atualmente a capital mundial do vinho de talha. E a Wine Lovers oferece para você alguns dos melhores rótulos da região.
O Bojador de Talha Tinto, desenvolvido pelo enólogo português Pedro Ribeiro, foi eleito por Jancis Robinson, a responsável pela seleção de vinhos da rainha da Inglaterra, um dos 10 vinhos portugueses mais marcantes dos últimos 10 anos!
Pedro Ribeiro é o homem que está por trás dos vinhos do Projeto Espaço Rural que foi criado para melhor expressar a sua interpretação do que é e deve ser a vinificação, nas regiões do Alentejo e Lisboa, onde tantos produtores estão localizados. Pedro mudou-se para o Alentejo sabendo que esta era a região onde via as oportunidades e onde desejava fazer vinhos que refletissem a tradição daquele terroir. Os enólogos ficam felizes por ficarem na retaguarda e deixar as videiras e as terras falarem por si mesmas depois de anos de entrega e amor. Ou seja, ao contrário de muitas adegas modernas, lá, as vinhas mais novas não são irrigadas e as vinhas antigas nunca foram. Os baixos rendimentos, a poda cuidadosa e a colheita precoce em conjunto com um microclima ligeiramente mais frio numa região que é por tradição muito quente, levam a um alto impacto, nas vinhas e consequentemente nos vinhos.
Uva
Trincadeira, Moreto, Tinta Grossa
Local
Portugal, Alentejo
Colheita
Manual
Vinificação
Tradicional, em talhas de barro e sem controle de temperatura. Fermentação com leveduras indígenas da região e sem qualquer adição ou correção dos mostos. Estágio durante 2 meses em garrafa. Este vinho não foi estabilizado antes do engarrafamento para não afetar o seu potencial de evolução, podendo criar ligeiro depósito natural durante a permanência na garrafa.
Teor Alcoólico
13%
Degustação
Cor intensa, aromas de frutas vermelhas, mineralidade, complexidade e frescor na medida certa. Na boca, ao final, traz intensidade longa.
Harmonização
Carnes vermelhas, pratos com molhos condimentados, bacalhau e estrogonofe de carne.
Região
Alentejo
País
Portugal
Tipo
Tinto
Tamanho
750 ml
Safra
2021
Só na Wine Lovers você encontra vinhos exclusivos, produzidos somente em pequenas vinícolas ao redor do mundo. Aproveite todo o site com 20% de desconto e frete grátis para todo o Brasil em compras a partir de R$250!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade